População: 7354 habitantes (Fonte: INE, Censos 2011)

Área total: 38,4 km2

Lugares: Cacia, Vilarinho, Sarrazola, Quintã do Loureiro, Póvoa do Paço e Testada, além de parte das marinhas situadas nas margens da Ria.

A freguesia de Cacia situa-se a norte do concelho de Aveiro, tendo como limites a norte a ria de Aveiro e o rio Vouga, a oeste a freguesia de Glória e Vera Cruz; a sul a freguesia de Esgueira e a este o rio Vouga e Angeja, já no concelho de Albergaria-a-Velha.

Dispõe de um moderno centro de saúde onde está instalada a Unidade de Saúde Familiar – Salinas, que serve os 8.000 residentes na vila de Cacia e residentes de lugares vizinhos.

A freguesia concentra ainda uma moderna farmácia onde são prestados várias valências, 2 agências bancárias com 6 ATMs, de um supermercado de proximidade além de outros estabelecimentos do género distribuídos pela vila.

É uma das zonas mais importantes do país a nível industrial, onde existem muitas pequenas e médias empresas que animam o concelho de Aveiro e se destacam empresas como a Portucel, Vulcano Bosch Termotecnologia, Renault C.A.C.I.A., e FUNFRAP. Alem de toda a industria, comércio e serviços, a freguesia tem alguma actividade considerável no sector primário.

top