Morada: R. Marquês de Pombal 99, 3800-527 Cacia (Obter direções)
"13 de Fevereiro de 1321 - Primeira referência escrita à igreja de S. Julião de Cacia, numa relação das taxas das igrejas do Arciprestado do Vouga.
A igreja paroquial é dedicada ao mártir S. Julião, mártir cristão, natural de Antioquia, degolado no ano de 308 à ordem do imperador Diocleciano. Desconhece-se a data da sua construção, admitindo-se que o edifício primitivo possa mesmo ter sido anterior à fundação da nacionalidade. O templo foi construído num sitio ermo, afastado da povoação, aproveitando a existência das ruínas do referido oppidum. A construção, de linhas românticas, pouco conserva do original. Parte do atual edifício poderá ser do século XVII. A esse século pertencem, além do arco cruzeiro, os dois arcos retabulares do corpo. O retábulo principal e os dois colaterais são de madeira e conservam a douragem primitiva. Foram executados no final do século XVII pelo imaginário portuense António Gomes.
A igreja detém um conjunto razoável de peças de estatuária - cerca de uma vintena - algumas das quais de grande valor, e um quadro a óleo do século XVIII, de oficina lisbonense, representando as Almas do Purgatório."
Fonte: Dossier de imprensa (organizado por Porfírio Ramos, a 25/06/1998). Disponível na Biblioteca do IDEC.