Caniço (Phragmites australis) - PictureThis
Características Gerais: Planta vivaz, podendo atingir uma altura de 1 a 4 m, de rizoma comprido, rastejante, lenhoso e envolvido por escamas, formando tufos frouxos na Primavera e Verão. Os colmos (caules) são eretos, simples ou ramificados, algo flexíveis e com entrenós largos. Prefoliação enrolada. As folhas são alternas, largas, lineares a linear-lanceoladas, maiores na parte superior, sem aurículas e com lígula constituída por uma orla de pêlos longos, brancos e sedosos. A bainha é roliça e glabrescente.
 As flores dispõem-se em espiguetas com 3 a 7 flores distantes umas das outras (a inferior é masculina e as restantes hermafroditas), reunidas em panícula plumosa de até 50 cm de comprimento, oblonga a ovóide, densa a frouxa, direita e pendente, frequentemente acastanhada ou purpúrea. Eixo das espiguetas (ráquila) com pêlos abundantes, sedosos, esbranquiçados e compridos. 
Os frutos são secos e indeiscentes (cariopses), envolvidos pelas glumelas, com uma semente, disseminando-se com uma porção da ráquila.
Aplicações: Os colmos utilizam-se como matéria prima para obter pasta celulósica e de papel. São também muito usados no fabrico de cestas, telhados ou cobertores. As gemas tenras são comestíveis, e em algumas partes do Japão, são comidas em substituição do bambú. Na medicina, os seus frutos (cariopses) são usados no tratamento da diabetes e em doenças gastrointestinais.