Descrição: "Em Agosto de 1915, quando ainda sopravam com força os ventos da 1ª República, um alfaiate, de seu nome João Joaquim Nunes da Silva, tomou a cargo a publicação de um semanário «Republicano, Noticioso e Defensor dos Interesses de Cacia e Terras », com o objetivo de libertar o povo da terra (...). Nasceu assim o primeiro jornal publicado na nossa freguesia com o título Ecos de Cacia. Infelizmente, um ano depois, o alfaiate-jornalista adoeceu gravemente e acabou por falecer. Com a sua morte terminou a Publicação Ecos primitivo. Em julho de 1920, outro alfaiate, Raúl Valente Conde, fez sair o primeiro número d'O Povo de Cacia, com a intenção de preencher a lacuna que o Ecos de Cacia deixara. Por dificuldades de vária ordem, O Povo de Cacia também teve vida curta, deixando de se publicar em 1922.
Em Março de 1925, pela mão do popular Venâncio da Silva Matos, nasceu O Jornal de Cacia (...) Entretanto em Aggosto de 1930, José Marques Damião reactivou o Ecos de Cacia (...).
Com grande perseverança e espírito de sacrifício (José Marques Damião) dirigiu o Ecos de Cacia até 1956, passando, a partir dessa data, a ser conduzido pelo filho Manuel. Este continuou a obra do pai e, também com grande sacrifício, manteve a publicação do Ecos de Cacia até à data da sua morte, em 2000. Em Novembro desse ano, a viúva de Manuel Damião, D. Judite Cavaleiro Hneriques fez a doação do espólio do Ecos de Cacia à Junta de Freguesia de Cacia (...) A terminar refira-se que Manuel Marques Damião, que em 1956 tomou conta do Ecos de Cacia, lutou até ao fim da sua vida, com 78 anos em 2000, pela publicação do jornal, sendo, desde o inicio seu redator, angariador de publicidade, distribuidor e compositor, sem a ajuda de ninguém. O jornal foi sempre impresso (até ao ano 2000) na máquina de chumbo que agora se encontra no Museu."
in 'Ecos de Cacia' 9 Setembro 2017 O Museu encontra-se aberto à população através de marcação na Junta de Freguesia de Cacia.
Morada: Av. Fernando Augusto de Oliveira 6A, 3800-540 Cacia (Obter direções)
Telefone: (+351) 234 912 439 (Telefonar)