descrição: Em 1985, na aldeia de Vilarinho, perto de Aveiro, o cavaleiro José Maya Seco canalizou o seu gosto pelos cavalos e um jeito inato com as crianças, para fazer nascer a Escola Equestre de Aveiro. Na conquista desse sonho formou-se como Monitor de Equitação no CMEFED. Também contribuiu a existência de uma quinta de família onde o seu Pai já tinha iniciado a criação de uma coudelaria cujo cavalos eram marcados pelas iniciais do seu nome.
Surgiram os primeiros alunos, concursos, passeios, acampamentos e uma "família" que foi crescendo, marcando para sempre todos os que por ela passaram.
A Escola Equestre de Aveiro através do ensino da equitação desenvolve também outras competências importantes no desenvolvimento de qualquer criança, como por exemplo a disciplina e a responsabilidade, a concentração e a motricidade, a coragem e a determinação, e um gosto natural pela vida ao ar livre perto da natureza.
A Escola Equestre de Aveiro, é reconhecida nacionalmente pela Federação Equestre Portuguesa, pelo Instituto de Desporto de Portugal e como um Pólo de Formação de Equitação Terapêutica da Escola Nacional de Equitação. Localmente além dos seus cerca de 120 alunos está protocolada com diferentes equipamentos infantis e instituições de apoio ao cidadão deficiente.
O espaço físico, sem dúvida um privilégio da Escola Equestre de Aveiro, permitiu a expansão a outras áreas de intervenção como a:
- Educação não formal através da fundação da Quinta Pedagógica de Aveiro;
- Aventura com equipamentos e actividades de lazer.
Foram 25 anos de muito empenho, dedicação, esforço, alegrias e tristezas que fizeram a Escola Equestre de Aveiro que hoje conhecemos e muitos recordam como uma parte importante do seu percurso e daquilo que são hoje.
Morada: R. da Cruz, 3800-617 Cacia (Obter direções)